BENEFÍCIOS DO AIKIDO



O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira:

AI (harmonía / união), KI (energia /espírito), e DO (caminho).

Não é um esporte nem uma arte de combate, trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.

No Aikido cultiva-se as sete virtudes do guerreiro conforme o “Bushido” (código dos samurais): justiça, valor heróico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e de lealdade.

O Aikido não é um esporte nem uma arte de combate. Ele trabalha o desenvolvimento da percepção, para enxergarmos melhor o mundo visível e o invisível, e passarmos a respeitar as leis que os regem (Kannagara no Michi).

Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento, a concentração, a não-resistência, a ausência de espírito de competição, a respiração abdominal, a ausência do conceito de adversário, a consciência do “parceiro”, buscando-se formar a ideia de complementariedade, sempre aumentando o uso do ki (Energia Interna).

O treino apresenta benefícios, físicos, biológicos, psicológicos,
técnicos, e espirituais.

source

5 comments

  1. Endosso as palavras do Sensei Cremona, pessoa integra, caráter impecável, e gostaria apenas de comentar a titulo de esclarecimento de que quando ele diz para olhar nos olhos do atacante que , não se entenda que ele se refere aos olhos físicos do mesmo, mas aos espirituais, os que "veem o KI". Se o defensor olhar diretamente nos olhos do agressor, ele vai capturar sua consciência e derrotá-lo antes mesmo do toque. Aikido é AI KI DO , e não AI MUSCULOS DO . É uma arte superior às mecanicas que dependem de força íisica,, é a mesma coisa que o Kung Fu das artes internas, "NEI DAN". Quem pratica e aprende bem Aikido vai realmente se tornar o que a Natureza planejou para o praticante. Não é uma religião, mas contem a essência de todas as religiões e tem a mesma raiz das artes marciais mais poderosas que a humanidade inventou.

  2. Pena que é muito mal entendida e praticada. Infelizmente no mundo todo há muitos poucos bons professores, e não é só de Aikido, mas de Wushu, e Budo em geral. Muita gente treina estas artes orientais e não descobre o "pulo do gato", não por falta de dedicação, mas por falta de boa orientação. Aqui no Brasil, no caso do Aikido, somente recentemente que o nivel está melhorando porque no começo gente que devia ainda estar treinando tecnicas basicas se colocaram como mestres. Eu e muito outros companheiros perdemos muito tempo com isto, …mas mesmo assim valeu a pena…..mesmo treinando errado, AIKIDO É UMA DAS MELHORES COISAS QUE PODEMOS TREINAR PARA NOS TORNARMOS MELHORES EM TUDO!!!

    Wagner Bull

Leave a comment

Your email address will not be published.