Panhan Sensei · Aikido para iniciantes



Sensei José Fernando Panhan, 6º Dan Aikikai, ensina gratuitamente a comunidade e os alunos da USP Leste. As aulas terão início no dia 23 de fevereiro 2018. Horário: terça e quinta (10h – 11h30).

Muitos ataques que usamos na prática do Aikido derivam das artes de espada. Portanto é fundamental contextualizar os iniciantes de como o nosso treinamento foi fundamentado.

Seja nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/aikidobrasil

Tornar-se padrinho do canal Aikido Brasil contribui com a qualidade e diversidade do conteúdo que trazemos toda semana para você, que fez desta arte um caminho de vida.

Aikido Brasil

https://www.facebook.com/canal.aikidobrasil/
https://www.instagram.com/canal.aikidobrasil/
AIKIDO BRASIL

source

30 comments

  1. Tentei aplicar essas técnicas numa briga de escola e acabei apanhando! Tudo bem que o cara era grande. Mas acho que preciso praticar mais!

  2. Fazendo aqui uma observação, sugiro que não desça a espada muito para trás das costas. Em termos de combate, isso gera um atraso na execução do movimento, oferecendo ao adversário uma boa chance de reação. O ideal neste caso (ataque frontal) é descer a ponta da espada no máximo até a horizontal, de modo que a lâmina, acima da cabeça, fique paralela ao chão.

  3. TODO RESPEITO, GOSTARIA DE FAZER UMA CONSIDERAÇÃO. APESAR DA EFICIÊNCIA DO AIKIDO COMO ARTE MARCIAL. ACREDITO QUE PODERIA EVOLUIR MUITO MAIS SE OS TREINOS FOSSEM MAIS CENTRADOS EM COMBATES LIVRES, DO QUE É COREOGRAFIAS ENSAIADAS. ISTO TORNA O AIKIDO POUCO EFICAZ COMO DEFESA PESSOAL NO MUNDO REAL, POIS A ENERGIA EM UM CONFLITO REAL É COMPLETAMENTE DIFERENTE DESTES MOVIMENTOS COM LEVEZA PLÁSTICA ENSAIADOS NOS TREINOS, QUE LEMBRAM MAIS UMA DANÇA DO QUE UM COMBATE, ONDE NÃO EXISTEM MOVIMENTOS REPETITOS E PREVISÍVEIS E O INTUITO É CAUSAR DANOS AO OPONENTE E NÃO MOSTRAR A HARMONIA DE BELOS MOVIMENTOS. OS MOVIMENTOS REALMENTE EFICIENTES FORAM HERDADOS DO AIKIJUJTISU E SÃO DESTINADOS A QUEBRAR ARTICULAÇÕES E DANIFICAR OS OPONENTES NAS PROJEÇÕES. MAS DEVEM SER TREINADOS NÃO EM FORMA DE COREOGRAFIA CONTROLADA , MAS NUM AMBIENTE MAS PARECIDO COM O REAL, ONDE A LUTA É INESPERADA E A REGRA MAIS IMPORTANTE É SOBREVIVER E DERROTAR O OPONENTE. ESTA COREGRAFIA ACROBÁTICA VOADORA ONDE OS OPONENTES PARECEM BONECOS DE PLÁSTICO, SEM ESBOÇAR NENHUMA RESISTÊNCIA TEM LEVADO A DISCRENCA DESTA ARTE QUE DEVERIA TER SIGNIFICATIVA I IMPORTÂNCIA COMO DEFESA PESSOAL E ARTE MARCIAL HERDADA DOS PODEROSOS SAMURAIS@!!

Leave a comment

Your email address will not be published.