TREINO DE AIKIDO | MINHA PRIMEIRA AULA



(72) O #AIKIDO é uma #ARTEMARCIAL japonesa. Na tradução literal “Aikido” significa “Caminho da Harmonização das Energias”. O foco principal do Aikido não é competir contra outras pessoas, mas sim vencer a si mesmo, todos os dias, pois o conflito é interno e não externo. O Aikido também é usado como defesa pessoal, a partir de um ataque adversário, por meio de movimentos de esquiva e torções, utiliza-se a força do agressor contra ele mesmo, para desequilibra-lo e imobiliza-lo.
Essa foi minha primeira aula oficial de Aikido, anteriormente eu já havia treinado algumas técnicas. O treino aconteceu na Sala Crisantempo, com a supervisão do #SENSEI Leonardo Sodre. O Aikido tem alguns estilos diferentes, mas o estilo seguido pelo sensei é o AIKIKAI, que é o do fundador do Aikido Morihei Ueshiba. O IWAMA RYU, SHINSHIN TOITSU, YOSHINKAN e etc, são estilos de alunos do fundador.
O AIKIKAI em si não é um estilo, é a organização que é ligada direto ao fundador do Aikido. Ele não era a favor de estilos, achava que cada um deveria ter a sua própria expressão de movimento. O importante é aprender os fundamentos.
Começamos o treino com um aquecimento e alongamento geral, para o corpo todo. E fizemos alguns alongamentos específicos focando bastante nos punhos, por conta das chaves de torções de punho usadas nessa arte marcial. Em seguida fizemos alguns exercícios para aprender a cair da forma correta, com rolamentos para frente e para trás. Depois fizemos alguns exercícios de movimentação de corpo contra uma resistência do parceiro. Para aprender a entrar, ou a girar. Em japonês, chama-se TAI NO HENKO, sendo o primeiro IRIMI (entrar com o corpo) e o segundo TENKAN (girar com o corpo). Tudo isso no fundo são TAI SABAKI (formas de movimentar o corpo).

Os quatro golpes ensinados no dia foram:
– SHIKO NAGE;
– DAI ITKYO;
– KOTEGAESHI;
– KOSHI NAGE;

Antes de cada golpe fazíamos uma prática de UCHIKOMI-KEIKO para facilitar depois a execução do golpe e também para aumentar a potência e a velocidade dos movimentos.
Fizemos também uma pratica livre, de ataque e defesa, utilizando as técnicas aprendidas no dia. O nome disso é JYU WAZA, quando você faz uma prática livre de defesa com um ataque estipulado. ou RANDORI, quando é feito um ataque livre com uma defesa livre. No caso do Aikido, por ser uma arte marcial de defesa, estipulam com antecedência que irá atacar e quem irá tentar se defender. Em seguida fizemos um exercício ajoelhado com o parceiro, segurando os dois punhos, que se chama SUWARI WAZA KOKYU HO. Esse é um exercício para desenvolver a “energia interior”, o que chamam de “KI”, e trabalhar a interação do contato com o parceiro de treino. Antes de terminar a aula foi feito uma meditação, MOKUSO.

⚡ EU SOU O HENRIQUE MERLOTO. TENHO ME DEDICADO ÀS ARTES MARCIAIS DESDE 2010. NESSES ANOS DE TREINAMENTO JÁ PRATIQUEI E EXPERIMENTEI DIVERSOS ESTILOS DE LUTA. ACREDITO QUE UM VERDADEIRO ARTISTA MARCIAL TEM QUE SER COMPLETO FISICAMENTE, TECNICAMENTE E MENTALMENTE. NESSE CANAL VOCÊ PODE ACOMPANHAR UM POUCO DESSA MINHA TRAJETÓRIA E MEU ESTILO DE VIDA, COM TÉCNICAS DE COMBATE DOS MAIS VARIADOS ESTILOS MARCIAIS, ALÉM DE TREINOS DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E DICAS DE NUTRIÇÃO ⚡

✅ INSCREVA-SE https://goo.gl/ShCXJc ATIVE 🔔
🔥 ME SIGA NO INSTAGRAM @HENRIQUEMERLOTO
💥 GRUPO DO TELEGRAM: https://t.me/canaldomerloto

✉ EMAIL: henrique.merloto@hotmail.com

🤜 VOCÊ MORA EM SÃO PAULO E QUER TREINAR COMIGO? ENTRE EM CONTATO PARA AULAS PARTICULARES PELO DIRECT DO INSTAGRAM OU POR EMAIL 🤛

⚡ QUER ME DAR AQUELA FORÇA NO CANAL?
👍 CURTA ✍️ COMENTE 📢 COMPARTILHE

source

49 comments

  1. Na minha opinião palpiteira, é uma excelente arte complementar a outra arte mais "combativa". Sempre achei interessante a ideia de somar uma luta de chutes e socos com uma de solo e mobilizações (caratê + judô por exemplo). Mas o caratê (ououtra, até mesmo o judô) somado ao aikido é interessante pela filosofia da última. Talvez ela seja interessante para complementar outras questões da outra arte praticada (que seria talvez mais eficaz pra defesa).

  2. Ai ki do…..a melhor "luta marcial"…..porque os exercícios além de ensinarem a defesa ainda foram desenvolvidos para dar equilibrio emocional fisico e espiritual a quem pratica…..interessadíssimo em começar a praticar ….saúde para o corpo e mente ….obrigado Henrique ….abração

  3. Eu acho legal o Aikido mais Eu sinceramente acho que Muay Thai, karatê, kickboxing ou Krav maga Funcionária melhor num combate real pois eu percebo que o Aikido e um pouco lento e golpes fácil de desviar 👊🤛⚡

  4. Boa Noite, não entendo absolutamente nada de qualquer arte marcial, como defesa pessoal investi em tiro, comprei um 38 Rossi, cano curto, em 1987, fui atrás de cursos e realizei 32 cursos nesta área, acredito que funciona igual a arte marcial, muito treino e dedicação, principalmente tiro de instinto, a arma, revólver acaba sendo uma extensão de sua mão, ou a velha mira alça de mira dentro da massa de mira e assusto encerrado, já tive que usar meus conhecimentos e o infeliz meliante deve estar descansando nos braços do capeta esta hora.
    Bom tudo isso pra dizer que sou um vegetal se for necessário usar as mãos numa luta, nunca vi uma briga de rua em que um dos oponentes utilizou qualquer tipo de arte marcial, até que no ano de 2019, no estacionamento de um hipermercado vi uma confusão e 2 caras batendo boca com 1 outro cara , curioso me aproximei para entender o que estava acontecendo, um dos caras partiu pra cima do que estava sozinho e neste momento o cara que foi atacado deu um golpe, acho que esta é a palavra, foi tão rápido que não consegui entender o que ele fez, mas vi que o atacante foi arremessado para o chão e o golpe conduziu a queda para ele bater a cara no chão, o cara desmaiou na hora, com a cara toda deformada, e o segundo ao tentar ajudar seu amigo deu um soco no cara que estava sozinho, mas teve o braço quebrado em um golpe, bem só sei que depois de tudo encerrado, polícia e toda confusão, fui ao cara que deu um cacete nos dois caras e perguntei que tipo luta era aquela, ele mais calmo foi muito gentil e me disse aikido, vou ser sincero, nunca tinha ouvido falar disso, depois pesquisei no Google, como disse anteriormente nunca tinha visto o uso de uma arte marcial sendo usada numa briga de rua, e nunca mais vi, o que posso dizer é que este tal de aikido é porreta, se ganha ou perde de outras formas de lutas não sei, mas que arrebentou 2 contra um arrebentou

  5. Deixa eu ver se entendi o Aikido não é feito para competição? Se isso for verdade então o Aikido é uma Arte Marcial de verdade a filosofia é correta não é para campeonato somente para defesa pessoal isso sim é Arte Marcial Oss.
    Todas as Artes Marciais forão criadas somente pra defesa pessoal e não para ser esporte.

  6. KKKKKKK perdesse teu tempo com essas aulas merloto, aikido nda mais é q uma arte falsa que te ensina como cair no chão e a como apanhar na rua kkkkk cadê a tem combate com oponentes indo pra cima com toda a vontade??? É tudo coreografado. VC, praticante de aikido, a está lendo este comentário e duvida, faça o seguinte, ofereça 50 reais, ou qualquer valor que seja, para um amigo ir pra cima de vc com socos e chutes, aí depois tu vem aq e me diz se teu aikido funcionou ou n. Ahhh e n esquece de pôr luvas no teu agressor kkkk pq de n já sabe né? Vai dizer com os zoi roxo kkkkk

Leave a comment

Your email address will not be published.